quinta-feira, 1 de outubro de 2009

IC9 (Nazaré - Ponte de Sor) - Está pronto mas não circulável


O segundo troço do IC9, entre Carregueiros (Tomar) e Alburitel (Ourém), está concluído há mais de dois meses mas só deve ser inaugurado em meados de Outubro. O traçado tem uma extensão de 4,3 quilómetros e foi dado como concluído em meados de Julho, apesar do final da obra ter como prazo anunciado o dia 7 de Setembro.

As Estradas de Portugal que esclarecem que no primeiro troço IC3/Carregueiros, entre o actual Nó de Carregueiros e o viaduto perto da estação de Fátima-Chão de Maçãs, “verificou-se um assentamento no tardoz de um muro de suporte” onde actualmente decorrem trabalhos de correcção. Ou seja, a parede interior deste muro de suporte abateu não sendo esta queda imediatamente visível para quem circule na zona.

A Estradas de Portugal (EP) prevê que os trabalhos estejam concluídos até meados de Outubro, altura em que se prevê a abertura ao tráfego do troço Alburitel/Carregueiros. Refira-se que o lanço do IC9, que faz a ligação entre o IC3/Tomar e o Nó de Carregueiros, com cerca de 8,5 quilómetros de extensão, foi inaugurado a 29 de Março.

A demora na inauguração deste segundo troço dominou parte da reunião de Câmara de Tomar realizada a 22 de Setembro. O presidente da autarquia, Corvêlo de Sousa (PSD), diz que a câmara não recebeu qualquer informação por parte da EP a justificar o atraso. O vereador Ivo Santos (eleito pelo PSD mas que entretanto se desfiliou do partido e é agora candidato pelo CDS) chegou a sugerir a imediata deslocação do executivo camarário ao local para remoção das barreiras que impedem a abertura o troço “por uma questão de respeito para com os cidadãos”.

A surpreendente proposta surgiu no calor de uma conversa que o executivo estava a ter sobre a condução do processo de transferência da parte operacional do Centro Distrital e Operações de Socorro (CDOS) de Tomar para Almeirim. Ivo Santos considera que a Câmara de Tomar foi tratada, neste processo, pela administração central com “um enorme desrespeito” pelo que esta inédita abertura do troço seria uma forma de a autarquia poder mostrar o seu descontentamento. Apesar de despertar alguns sorrisos, a ideia não teve, contundo, acolhimento por parte da restante vereação.

O IC9 está inscrito no Plano Rodoviário Nacional (PNR) desde 2000 e pretende fazer a ligação entre Nazaré e Ponte de Sôr, passando por Alcobaça, Batalha, Fátima, Ourém, Tomar e Abrantes, terminando na ligação com o futuro IC13 nas proximidades de Ponte de Sôr.


O IC9 está inscrito no Plano Rodoviário Nacional (PNR) desde 2000 e pretende fazer a ligação entre Nazaré e Ponte de Sôr.

Sem comentários: